O segundo maior banco da zona do euro em termos de valor de mercado anunciou que a recompra de ações começará na terça-feira, posteriormente ter obtido a autorização regulatória necessária.
O Santander anunciou nesta segunda-feira um novo programa de recompra de ações no valor de 1,46 bilhão de euros e revelou planos de aumentar os dividendos por ação em murado de 50% a partir de 2023.
O segundo maior banco da zona do euro em valor de mercado informou que a realização da recompra terá início na terça-feira, posteriormente ter obtido a autorização regulatória necessária.
As ações do Santander subiram mais de 2%. Até a sexta-feira anterior, os papéis apresentavam uma desvalorização de murado de 5%.
O Santander anunciou que o preço médio de compra das ações durante o programa de recompra não excederá 4,76 euros por ação, com um preço médio estimado em 3,95 euros. Isso permitirá a compra máxima de 369,3 milhões de ações, equivalente a 2,33% do capital do banco espanhol.
Outrossim, o banco revelou que apresentará um dividendo final em quantia de 0,095 euro por ação para o ano de 2023, sujeito à aprovação em plenário universal anual, agendada para 22 de março. Com isso, o dividendo totalidade em quantia por ação para 2023 será de 0,176 euro por ação.
Esses aumentos nos pagamentos aos acionistas ocorrem posteriormente o Santander registrar um lucro líquido recorde de 11,08 bilhões de euros em 2023.
Ana Botín, presidente executiva do Santander, expressou a expectativa de que o banco atinja um retorno sobre o patrimônio tangível de 16% em 2024.
Com esses novos pagamentos, o índice de pagamento do Santander (a proporção dos lucros distribuídos aos acionistas) aumenta de 40% para 50% do lucro atribuível, conforme sua novidade política de remuneração anunciada em fevereiro.
O dividendo final em quantia será distribuído em 2 de maio, e a remuneração aos acionistas em relação aos resultados de 2023 totalizará mais de 5,5 bilhões de euros, conforme relatado pelo Santander.
Um Comentário