Um mistério foi finalmente resolvido depois que mergulhadores encontraram o local de descanso de um submarino alemão desaparecido.
O navio UC-18 foi perdido em 1917 após uma batalha com um navio secreto da Marinha Real, Lady Olive, que também foi afundado.
Uma equipe levou quatro anos para localizar e verificar a descoberta no Canal da Mancha, que foi filmada para um documentário da BBC.
O cineasta subaquático Karl Taylor disse que estava exultante.
A batalha entre o UC-18 e a Lady Olive é o único confronto conhecido em que um submarino e um navio da Marinha Real afundaram um ao outro.
Além do local de descanso do submarino e de seus 28 tripulantes perdidos, a equipe de mergulho também localizou o que acredita ser a Lady Olive.
Taylor disse que o projeto foi muito desafiador, com mergulhos profundos em condições de pouca luz.
O submarino foi finalmente encontrado a uma profundidade de mais de 70 metros (230 pés).
A equipe trabalhou em estreita colaboração com o especialista em submarinos e arqueólogo marinho Tomas Termote para identificar o naufrágio que permanece em condições incríveis.
Relatos históricos originais indicam que a batalha ocorreu a cerca de 13km da costa de Jersey, mas os navios afundados foram finalmente descobertos cerca de 64km mais a oeste, conforme relatado por Taylor.
Ele também mencionou que outros dois destroços foram encontrados e identificados durante sua extensa busca.
Todas as conclusões foram repassadas às autoridades francesas e à Marinha Alemã.
Desde então, as autoridades francesas restringiram o acesso à localização do UC-18 para mergulhadores, considerando-o um túmulo de guerra designado.
Taylor afirmou que “as circunstâncias dos naufrágios eram um mistério duradouro que finalmente foi resolvido” e espera que o filme ajude as pessoas a compreenderem os sacrifícios feitos por todas as partes durante um “período muito turbulento da história europeia”.