Mundo

Maduro e presidente da Guiana trocam presentes: “Diálogo e sossego”

Posteriormente um período de tensão, os presidentes da Guiana, Irfaan Ali, e da Venezuela, Nicolás Maduro, retornaram nesta sexta-feira (1º/3), durante a 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

É a primeira vez que os líderes dos dois países se reúnem desde a escalada na disputa pelo território de Essequibo, região rica em petróleo que o venezelano ameçou a tomar o país vizinho.

O presidente guianês presenteou Maduro com um rum caribenho e uma medalha. O líder da Venezuela, por sua vez, entregou uma caixa enxurro de produtos locais para Ali. Ao final, os dois trocaram um aperto de mão em tom amistoso.

O vídeo do encontro foi publicado na rede social do presidente venezuelano. “O caminho é o diálogo e a sossego!”, escreveu Maduro.

Veja o registro:

Essequibo

Em novembro do ano pretérito, houve uma escalada na tensão entre os dois países, que disputam a região de Essequibo.

A Venezuela aprovou um plebiscito sobre a anexação da parcela ao seu território. O governo do presidente Nicolás Maduro chegou a vulgarizar um planta de porquê ficaria a região indexada.

Representantes dos dois países tiveram uma reunião em 25 de janeiro, com a mediação do ministro das Relações Exteriores brasílico, Mauro Vieira. No encontro, ambos concordaram em buscar uma solução para o conflito de forma de importação.

A disputa tem origem no século 19. À estação, a Guiana era colônia britânica. O território ficou delimitado ao leste do Rio Essequibo, mas se expandiu para a porção oeste da extensão, já secção da Capitania Universal da Venezuela (velho nome).

Faça compra segura, compre pelo Alibaba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo