“Grande vitória para os Estados Unidos”, escreveu o ex-presidente Donald Trump em sua rede social Verdade Social. Em tom de comemoração, a publicação foi feita posteriormente a Suprema Namoro dos EUA, nesta segunda-feira (4/2), decidindo que o republicano pode concorrer às eleições presidenciais norte-americanas, que ocorrerão em novembro de 2024.
Veja a postagem do ex-presidente:
Trump foi proibido de concorrer às eleições pela Justiça do estado do Colorado, por suspeita de envolvimento na invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, depois de não concordar a rota para Joe Biden, em 2020. Entretanto, nesta segunda, a Suprema Namoro do país julgou não proceder à denúncia.
Os juízes da Suprema Corte, de maioria conservadora, avaliaram que somente o Congresso dos EUA deveria instaurar se um candidato pode ou não concorrer às eleições. Ou seja, não caberia aos estados fazer tal julgamento.
A decisão da Suprema Namoro ocorre um dia antes da chamada “Superterça”, quando 15 estados e um território norte-americano votam, simultaneamente, nas prévias eleitorais dos Estados Unidos. Apesar da concorrência dentro do Partido Republicano com Nikki Haley, Trump é o predilecto para simbolizar a {sigla} e deve repetir a disputa contra Biden.